Tomar água com limão pela manhã é um hábito que deveria ser incorporado à sua rotina. São muitos benefícios que essa mistura cheia de vitamina C pode trazer. Em geral, as pessoas tomam ¼ do limão espremido com água morna, sem adoçar, em jejum. O café da manhã deve ser tomado após 20 minutos.

Mas por que tomar água com limão em jejum?

Nutricionistas explicam que o ácido cítrico do limão contribui para alcalinizar o sangue e, consequentemente, equilibrar o metabolismo. Mas o que seria isso? Alcalinizar o sangue é deixá-lo com o pH maior do que 7. Isso faz com que as células tenham mais facilidade para eliminar toxinas. Resultado: diminui os processos inflamatórios do corpo.

A título de curiosidade, boa parte das doenças tem relação com a acidificação sanguínea, que é deixar o sangue com pH menor do que 7. E sabe quem acidifica o sangue? Proteína em excesso, refrigerante, açúcar, farinha branca e alimentos industrializados. Não à toa, esses alimentos não fazem parte de uma dieta equilibrada. 

 

Pode ajudar a controlar o acúmulo de gordura ruim.

O fato de ajudar a alcalinizar o sangue, equilibrando e limpando o organismo, também contribui para o controle do peso. Falamos que “pode”, porque nada adianta se você continuar comendo alimentos cheios de açúcar e aditivos químicos, próprios de uma dieta nada saudável. Na verdade, o interessante é investir em legumes, frutas e verduras, que também ajudam a alcalinizar o sangue

Outra ajuda que a água com limão em jejum te dá é que ela limpa o paladar. Com isso, aquela vontade de comer alimentos que engordam ou prejudicam sua dieta vai diminuir naturalmente. Ah, ela também pode aumentar a sensação de saciedade.

Mas vale a observação: água com limão não acelera o metabolismo. Se você quiser que sua mistura matinal cumpra esse objetivo, coloque uma lasquinha de gengibre, que também é anti-inflamatório